Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

"Dia da Granja" na UFU mostra eficiência

No evento, que acontece em 25 de maio, na fazenda da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), serão mostrados resultados de pesquisas desenvolvidas em parceria com a Monsanto que apontam que o sorgo pode ser usado com eficiência na composição das rações.

Redação AI 23/05/01 – A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Monsanto estarão promovendo, em 25 de maio, na Fazenda do Glória, em Uberlândia (MG), o “Dia da Granja”, evento no qual serão apresentados os resultados de pesquisas feitas com grãos de sorgo na alimentação de aves. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de comparar resultados de testes feitos com frangos alimentados somente com milho, milho e sorgo e só sorgo e acompanhar a finalização de novo experimento. O “Dia da Granja” é direcionado às pessoas ligadas à formulação de rações das empresas avícolas.

A união da UFU e a Monsanto nasceu em janeiro de 2000. “A empresa já possuía, em suas instalações de Uberlândia, um Programa de Melhoramento de Sorgo que visa ao desenvolvimento de novos híbridos que atendam às necessidades do agricultor. E a parceria faz parte de uma outra iniciativa, pioneira, de avaliar o valor nutritivo dos grãos, que serão úteis ao consumidor final, ou seja, a indústria de ração”, declara Urubatan Palhares Klink, gerente de Pesquisa de Sorgo da Monsanto. “Estamos buscando tecnologias adaptadas à região, que é um grande centro de avicultura, e, é claro, ao resto do País”, informa Evandro de Abreu Fernandes, mestre em Nutrição de Monogástricos da UFU e que está na linha de frente das pesquisas.

De acordo com Fernandes, vários híbridos já passaram por um processo de avaliação e o que tem apresentado melhores resultados é o Saara, da Sementes Agroceres. O Saara é o primeiro híbrido de sorgo brasileiro que saiu de um processo que busca um melhor produto para o agricultor e para as indústrias de rações, levando-se em conta suas características físicas, nutricionais e econômicas. “Para ser analisado, o sorgo foi plantado e colhido nos campos de experimentação e multiplicação da Monsanto em Uberlândia. Depois, transformado em ração na microfábrica instalada junto à granja de pesquisa na Fazenda do Glória, no mesmo local onde se desenvolvem as pesquisas de desempenho zootécnico dos frangos. Eles são alimentados por 49 dias, sendo acompanhados o consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar e viabilidade a intervalos regulares de sete dias até o abate”, informa o pesquisador.

Evento: Dia da Granja

Data: 25 de maio

Local: Fazenda da Glória, BR 050, km 8, saída para Uberlândia (MG)

Programação

8h30 às 9h
Abertura Dr. Evandro de Abreu Fernandes, médico veterinário e mestre em Nutrição de Monogástricos (UFU)

9h às 10h
Apresentaçao da eficiência nutricional do uso do grão de sorgo na alimentação de aves. Aspectos físicos, nutricional e econômico

10h às 11h
Visita à granja experimental

11h às 13h
Visita à estação de pesquisa de sorgo da Monsanto em Uberlândia para conhecer novos híbridos com melhores características agronômicas e nutricionais

Outras informações pelo telefone (34) 3218-2228, Departamento de Produção Animal da UFU