Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

Parceria entre FACTA, ABPA e Banco do Nordeste impulsiona evento regional

Feira de negócios e palestras técnicas promoverão conhecimento e desenvolvimento sustentável na região

Parceria entre FACTA, ABPA e Banco do Nordeste impulsiona evento regional

O Nordeste do Brasil vem ganhando apoio significativo para o desenvolvimento dos setores de avicultura e suinocultura, conforme destacado por Neydson Moura, gerente executivo da Superintendência do Banco do Nordeste: “Pernambuco passou a plantar grãos como forma de subsidiar a avicultura e suinocultura. O banco apoia as iniciativas e reitera nosso apoio à atividade e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), assim como nossa participação na feira”.

O evento mencionado por Moura é o Simpósio Nordestino de Avicultura e Suinocultura, que será promovido durante o 7ª Feira da Avicultura e Suinocultura do Nordeste, que ocorre entre os dias 19 e 21 de setembro, em Tacaimbó (PE), para o qual a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) também confirmou seu apoio na coletiva de imprensa realizada hoje (12) e a colaboração na parte técnica, conforme afirmou Eduardo Valença, organizador da feira.

A realização de eventos e palestras técnicas no Nordeste desempenha um papel fundamental para o fortalecimento desses setores na região, como ressalta Ariel Mendes, presidente da Facta: “O evento terá palestras sobre mercado de grãos (potencial de Pernambuco); ambiência, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, sanidade, novas demandas do consumidor, classificação de ovos e certificação, nutrição, desafios sanitários, entre outros temas.”

Essas discussões técnicas proporcionam acesso a materiais técnicos atualizados, democratizam o conhecimento e possibilitam o aprimoramento de estudantes e profissionais da região, conforme mencionado por Mendes ao agradecer pela confiança da parceria com a Facta.

Ricardo Santin, presidente da ABPA, declarou que o Nordeste possui um imenso potencial na avicultura e suinocultura, com destaque para importantes polos de produção como o de aves de corte e postura em Pernambuco. “A região explora de forma sustentável sua terra e recursos. As exportações do território nordestino também vem ocupando lugar de destaque, estando estrategicamente localizada próxima ao Arco Norte. Essa posição geográfica privilegiada permite mostrar ao Brasil e ao mundo que a região possui aves e suínos sustentáveis e que ainda tem muito a se desenvolver, tanto na melhoria das pastagens quanto na oferta de alimentos com sustentabilidade”, declarou o porta-voz da entidade que também confirmou apoio ao evento.