Produtores de poedeiras de Bangladesh são contra uma recente decisão do governo que permite a importação de ovos produzidos na Índia. Os produtores temem que eles possam espalhar a gripe aviária no país.
“Como a Índia está enfrentando uma ameaça de surto de gripe aviária, os ovos importados também podem espalhar a doença”, disse o presidente da Organização dos Avicultores, Abdul Bareq Sarker, sobre a decisão.
O governo pediu que os fabricantes reduzam o preço dos ovos. Ele advertiu que se os avicultores não diminuirem o preço do produto, que é a principal fonte de proteína de Bangladesh, será permitida a importação de ovos da Índia.
Sarker disse que, se a importação for autorizada, a indústria avícola local terá que enfrentar a concorrência e cortar cerca de 5 milhões de pessoas que trabalham no setor.
“O governo sabe do perigo para a saúde pública assim que a liberação da importação de ovos de outros países for concretizada”, afirmou Sarker. “Faremos uma campanha sobre a possível ameaça de gripe aviária em ovos importados. O governo não deveria permitir a importação de ovos de padrão inferior”, diz.
Sarker afirmou que se o governo não reaver sua decisão, os produtores promoverão manifestos.
* Tradução Avicultura Industrial