O Serviço de Saúde Animal da Holanda confirmou um surto de coriza infecciosa em seis granjas avícolas do país. Segundo os dados apurados pelo site World Poultry, os produtores estão aflitos pois a bactéria parece bastante contagiosa.
Anualmente, apenas um ou dois casos de coriza infecciosa são confirmados pelo governo holandês, informou o WP. A doença ocorre predominantemente em climas quentes, por exemplo, como na América do Sul, África e Oriente Médio e Extremo Oriente. Segundo o site, as 6 granjas de poedeiras infectadas são regulares e trabalham sem gaiolas. Não há indicação de que há uma diferença no risco de infecção entre estes tipos de explorações.
De acordo com as informações do WP, a coriza infecciosa causa um decréscimo na produção de ovos e a mortalidade pode atingir os 100% na granja atingida. O tratamento feito com tetracyclinas tem mostrado bons resultados. Entretanto, por quatro semanas os ovos das galinhas tratadas não podem ser consumidos, concluiu o site internacional.