Em iniciativa inédita, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP) colocou no ar um blog. Este novo canal de comunicação com o setor agropecuário paulista deverá promover debates sobre temas importantes.
Em sua primeira publicação, o o secretário do SAA/SP, João Sampaio, aborda pesquisa, tecnologia e custo de produção. Leia a íntegra a seguir e acesse o blog (www.agriculturasp.blogspot.com) para entrar no debate.
“Os sucessivos recordes de produção agrícola e de saldos positivos da balança comercial do agronegócio sempre foram motivos de comemorações e elogios à eficiência da agricultura brasileira. O salto da produção e, principalmente, da produtividade nos últimos 30 anos é fruto de muita pesquisa e tecnologia.
A tecnologia das variedades aliada a abundância de recursos naturais – solo e água – tem garantido nossa supremacia. Mas a conta ainda não fechou , construímos uma agricultura competitiva, porém dependente quimicamente de recursos minerais e industrializados, muitos dos quais importamos.
Portanto, tecnologia cara. Mas como produzir com tecnologia barata? Este é o grande desafio do agronegócio brasileiro. Outro grande desafio é permanecer em linhas de pesquisa variadas que garantam a diversificação de culturas e a verticalização no uso da terra.
No estado de São Paulo, os nossos seis institutos de pesquisa tem atuado nesta direção e receberam desde 2007 os maiores investimentos em infraestrutura dos últimos 25 anos. No total, foram R$ 30 milhões para modernização e certificação dos centros e laboratórios, recuperando a capacidade dos núcleos de geração de inovações tecnológicas para responder com eficácia e eficiência às demandas dos agentes do agronegócio paulista. São 1.525 linhas de pesquisas em execução e somente em 2008 foram lançadas 34 novas variedades de plantas.
E você, qual é sua opinião sobre pesquisa agropecuária? Quais devem ser os caminhos que o Brasil deve trilhar? Sobre transgênicos? Dependência de insumos químicos? Participe do nosso debate!!
João Sampaio é produtor rural e Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo”