Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Suíno para Europa

União Europeia avalia controle sanitário da carne suína em Santa Catarina. Missão esteve presente por 15 dias no Brasil.

Suíno para Europa

Por quinze dias, inspetores do Escritório de Alimentação e Veterinária da União Europeia (FVO, sigla em inglês) analisaram o sistema de produção de leitões, granjas de terminação (abate), frigoríficos, entrepostos e portos em Santa Catarina.  A inspeção tem como objetivo avaliar a permissão para a exportação de carne suína daquele estado aos países do bloco europeu e foi acompanhada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Nesta quarta-feira (28), a missão se reuniu com técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), em Brasília.

Nas inspeções ante mortem, (exame realizado pelo médico veterinário, que determina as condições sanitárias dos animais apresentados para o abate), foi possível verificar além da presença da Guia de Trânsito Animal (GTA) os demais documentos necessários nessas situações. Na pos mortem (etapa em que se verifica os órgãos e tecidos para detecção de enfermidades), o sistema de registros foi considerado satisfatório. No caso dos entrepostos, foram verificados registros de autocontrole e câmaras dedicadas exclusivamente às carnes que serão exportadas para a União Europeia.

Na segunda-feira (26/10), o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, e equipe de saúde animal reuniram-se com os técnicos europeus responsáveis por avaliar questões de saúde animal. O relatório da missão deve ficar pronto em vinte dias. A partir daí, o Ministério da Agricultura terá 25 dias para apresentar considerações.