Embora reconhecendo que “em Virgínia, existe Papai Noel”, o Conselho Nacional de Suinocultores (NPPC, sigla em inglês) dos EUA pede que os trabalhadores da indústria suinícola listem em seus pedidos, como prioridade, a vacinação contra o vírus H1N1. Vários grupos de fornecedores pediram consideração prioritária para a vacina.
O NPPC escreveu, recentemente, um pedido ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), pedindo que os suinocultores, veterinários especialistas e funcionários das unidades e transformação de carne suína fossem colocados em primeiro lugar para receber vacinação ontra H1N1. O Conselho também reconheceu a importância de fornecer a vacina para crianças, idosos e gestantes mas salientou que, devivo à sua proximidade com suínos, trabalhadores da indústria também devem ser prioridade.
Em sua carta ao CDC, o NPPC citou a posição da Associação de Veterinários Especialistas em Suínos (AASV, sigla em inglês), sobre o tema. ” O AASV recomenda que todos os funcionários que trabalham direta ou indiretamente com suínos deve ser vacinado contra gripes sazonais e contra qualquer gripe A, à medida que surgem. A vacinação aumenta a imunidade, minimizando o risco transmissão viral de pessoas para animais”.
A CDC e o Comitê Consultivo em Práticas de Imunização fez uma lista de prioridades. O Comitê já passou, em suas recomendações, os locais de saúde pública que evem se adequar ao planos de vacinação e priorizar as respectivas populações.
“O Papai Noel é uma das figuras mais reverenciadas, talvez mais do que a Oprah”, disse o presidente do NPPC, Don Butler; “mas, eu espero não ter que recorrer à sua lista para isso. Nós sentimos que garantir que os trabalhadores não inoculem o vírus e garantam suínos saudáveis é tão importante, se não mais, do que manter o Papai Noel longe de focos da gripe”.
* Tradução Suinocultura Industrial