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Manejo

Desafio avícola

Especialistas apontam redução de custo como principal desafio da avicultura mundial. Uso de aditivos na alimentação é destacado.

Desafio avícola

Reduzir o custo de produção e melhorar o rendimento industrial são os dois principais desafios da avicultura mundial, afirmaram o Diretor de Produção da Tyson do Brasil, Vitor Hugo Brandalize, e o Gerente de Agronegócio da Brasil Foods, Francisco Bersch.

Representantes de duas das principais agroindústrias do setor defenderam a importância de estratégias para minimizar o impacto do aumento dos custos na atividade. “Trabalhamos com preço de venda baixo e os preços dos insumos têm aumentado. Este quadro exige melhor conversão alimentar e rendimento industrial. Precisamos quebrar paradigmas e fazer algumas mudanças em nosso negócio”, afirmou Brandalize.

Ele defendeu o uso de aditivos na alimentação como ferramenta estratégica neste desafio. “Acredito que o uso de produtos como enzimas é irreversível. Os minerais orgânicos também são importantes porque ajudam a melhorar a resistência intestinal, que é decisivo neste desafio”.

Bersch completou que a manutenção na atividade depende da combinação de redução de custos, mitigação de riscos e diversificação de portfólio. “Precisamos ser criativos. A gente entende que vai ter que sair do quadrado neste ano. Na Brasil Foods, estamos buscamos todas as oportunidades de redução de custos”. 

O Presidente Mundial da Novus, Thad Simons, observou que quando se consegue reduzir as despesas com a nutrição, estamos reduzindo o custo do frango. “Podemos contribuir com este objetivo. Produtos como metionina, enzimas e antioxidantes são eficientes para uma melhor conversão alimentar. Eles aumentam a digestibilidade e ajudam o animal a produzir mais carne com menor consumo de ração”.

A Novus do Brasil reuniu, em sua fábrica em Indaiatuba, no interior de São Paulo, toda a sua equipe da América Latina com alguns clientes para discutir os desafios e as oportunidades da produção animal. A iniciativa teve o objetivo de conhecer projeções futuras de clientes sobre o negócio deles.

O Diretor da Novus nas Américas, Dan Meagher, ressaltou que a empresa tem tecnologias disponíveis para produção de um alimento saudável, economicamente viável e com menor impacto ambiental. “Podemos contribuir para aumentar o valor e a qualidade do alimento ao longo da cadeia”.

Para o Diretor da Novus para a América Latina, Luis Azevedo, o balanço foi muito positivo. “Foi uma forma de aproximação com o cliente e entender seus desafios é central na nossa estratégia. Acredito que só assim é possível unir serviço, produto e tecnologia para trabalhar na solução do problema do cliente. O objetivo aqui é ajudar nossos clientes a produzir um alimento seguro, saudável e melhorar a qualidade de vida do consumidor final”.