Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura

Sanidade em foco

Santa Catarina terá comitê de sanidade suídea para fortalecer a atenção veterinária e a implementação do PNSS.

Sanidade em foco

Nesta quarta-feira (16/12), o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron, na presença do superintendente Federal de Agricultura em Santa Catarina, Francisco Alexandro Powell Van de Casteele, assinou a portaria que cria o Comitê Estadual de Sanidade Suídea, no Auditório da Epagri no bairro São Cristóvão, em Chapecó.
   
A criação do Comitê tem como objetivo o fortalecimento do sistema de atenção veterinária e a implementação do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS) em todo o território catarinense. O PNSS atua no controle sanitário dos estabelecimentos de criação de suídeos que desenvolvam atividades relacionadas com a produção, reprodução, comercialização e distribuição de suídeos, assim como objetiva impedir a introdução de doenças exóticas e controlar aquelas existentes no País.

   
“A idéia é congregar as entidades relacionadas diretamente com saúde animal em Santa Catarina”, comenta o diretor de Sanidade e Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Roni Barbosa. Segundo o diretor, o Comitê possibilita ainda a análise e a busca de soluções aos temas que envolvem sanidade em suinocultura, uma das principais atividades econômicas do Estado e especialmente do Oeste catarinense.
   
Santa Catarina conta com a participação de 15 mil produtores com atividade principal em suinocultura. A produção estimada em 2009 é de 730 mil toneladas e a exportação e comércio interestadual de 600 mil toneladas.
   
O Comitê será constituído por membros das seguintes entidades: Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (SAR); Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Santa Catarina (SFA-SC); Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc); Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); Sindicato das Industrias de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina (Sindicarne); Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa); Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves), Centro Diagnóstico de Sanidade Animal (Cedisa); Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC) e Universidade do Estado de Santa Catarina/Centro de Ciências Agroveterinárias (Udesc-CAV). Com informações da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina.