O governo japonês decidiu retirar a suspensão que havia sido imposta à importação de ovos, carne de frango e seus derivados produzidos em Santa Catarina. A medida entrará em vigor a partir desta sexta-feira (18). A suspensão temporária havia sido implementada em 17 de julho após a confirmação de um surto de gripe aviária no município de Maracajá, localizado no estado catarinense.
Apesar de o Brasil manter sua situação livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) nas granjas comerciais, em conformidade com os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), existe um acordo protocolar estabelecido com o Japão que prevê uma suspensão temporária. De acordo com esse acordo, é necessário aguardar um período de 28 dias durante o qual as autoridades japonesas conduzem análises para que o mercado possa ser reaberto.
O Brasil é líder mundial em exportações de carne de frango, representando 35% do mercado global. O estado de Santa Catarina ocupa a posição de segundo maior produtor e exportador de carne de frango no país, tendo exportado cerca de US$ 310,8 milhões para o país asiático.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enfatiza à população que a gripe aviária não é transmitida por meio do consumo de carne de aves ou ovos.