Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Política

FPA propõe o retorno dos membros da CPI do MST para deliberar sobre medidas contra invasões

Pedido de restabelecimento da comissão foi apresentado pelo presidente da FPA, o deputado federal Pedro Lupion

FPA propõe o retorno dos membros da CPI do MST para deliberar sobre medidas contra invasões

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou um comunicado no qual defende a reintegração dos integrantes previamente substituídos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, visando a “elaboração de propostas voltadas ao enfrentamento da violência rural e à repressão de invasões ocorridas no Brasil”. Na semana passada, em um acordo com líderes partidários, membros da oposição foram substituídos por parlamentares alinhados ao governo, em uma estratégia da base governista para diminuir a atuação do colegiado.

O pedido de restabelecimento da comissão foi apresentado pelo presidente da FPA, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), e pelo presidente da CPI do MST, o deputado Tenente Coronel Zucco (PL-RS), durante uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

A bancada ruralista também informou que está em andamento a articulação de projetos de lei com o objetivo de conter a insegurança jurídica no campo, notadamente em relação às invasões de propriedades, e de assegurar uma “reforma agrária equitativa”. “A frente reconhece e endossa os esforços do deputado Zucco (REP-RS) e do relator, deputado Ricardo Salles (PL-SP), no combate às invasões ilegais de terras ocorridas desde o início de 2023”, afirmou.