Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria

BRF estabelece parceria com empresa de carne halal da Arábia Saudita

Acordo, finalizado na terça-feira (1), baseia-se no memorando de entendimento assinado e comunicado ao mercado em outubro de 2022

BRF estabelece parceria com empresa de carne halal da Arábia Saudita

A BRF (BRFS3) anunciou uma joint venture com a Halal Products Development Company (HPDC), uma subsidiária do fundo soberano da Arábia Saudita, o Public Investment Fund (PIF). O acordo, finalizado na terça-feira (1), baseia-se no memorando de entendimento assinado e comunicado ao mercado em outubro de 2022. Como resultado, a participação da BRF na parceria será de 70%, enquanto a participação da HPDC será de 30%.

De acordo com a BRF, o estabelecimento da nova empresa visa desenvolver a indústria de produtos halal na Arábia Saudita por meio de inovação.

Além disso, o acordo prevê a criação de uma sede para Negócios Halal, um Centro de Inovação de Alimentos Halal e um Centro de Excelência.

É importante observar que os produtos halal seguem requisitos específicos para consumo pelas comunidades islâmicas. O Brasil é o principal exportador mundial de alimentos halal.

Acordo BRF e Arábia Saudita

A joint venture ocorre logo após a Salic, uma subsidiária integral do PIF, adquirir uma participação de 10,7% na BRF por meio de uma oferta subsequente de ações. O objetivo de longo prazo da Arábia Saudita é garantir sua segurança alimentar.

“A consolidação da joint venture representa um passo muito importante e estratégico para as operações globais da BRF em um mercado de extrema importância para a empresa. A empresa continua comprometida com o desenvolvimento da região e da indústria de alimentos halal como um todo”, destaca Marcos Molina, Presidente do Conselho da BRF.

A BRF está presente no Oriente Médio há mais de 50 anos, fornecendo produtos para 14 países da região. A Sadia é líder de mercado na categoria de aves e é reconhecida como a marca preferida no mercado halal, com uma participação de 38% entre os consumidores halal.

De acordo com o estudo Kantar Brand Footprint 2023 divulgado em julho, a marca é a terceira mais escolhida nos Emirados Árabes Unidos.

Desde 2009, a empresa possui distribuição própria na Arábia Saudita e, em 2020, adquiriu uma unidade de processamento de alimentos no país.

Nesta semana, o Brasil e a Arábia Saudita também assinaram um acordo bilionário para o setor de agronegócios brasileiro.