A carne suína está, em média, 20% mais barata nos açougues e supermercados, portanto essa é a hora do brasileiro acrescentar a proteína em suas refeições. Nós comemos, aproximadamente, 14,5 kg per capita de carne suína por ano, enquanto nossos vizinhos paraguaios consomem o dobro desse valor.
O motivo desse consumo baixo é cultural e cercado de mitos e a Associação Paranaense de Suinocultores (APS) quer mudar esse cenário. Em uma parceria inédita entre a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, a APS e com o apoio do Sindicato de Carnes do Paraná e o Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná acontece a partir de agosto o curso de capacitação em “Boas Práticas de Manipulação de Carnes e Curso Prático de Cortes de Carne Suína” com início na cidade de Curitiba/PR.
O curso pretende habilitar trabalhadores das agroindústrias de carne suína do Paraná e com isso dar mais segurança ao consumidor, que na hora de comprar a carne terá a certeza de que o alimento foi tratado de maneira correta, evitando riscos à saúde. Além disso, a capacitação vai apresentar novas formas de disposição dos cortes de carne suína, com uma apresentação mais bonita e com quantidades mais adequadas ao consumo do dia a dia, o que ressalta as qualidades da proteína e, por sua vez, alavanca o consumo.
Para o presidente da APS, Carlos Francisco Geesdorf, o curso colocará a agroindústria paranaense e a cadeia de carne suína na vanguarda junto ao grande público consumidor. “Sem dúvida poderemos tornar a carne suína um produto de destaque nos vários segmentos de consumo do dia a dia, seja nos supermercados, nos açougues ou nos restaurantes” ressaltou Geesdorf.
O curso terá uma carga horária de 24 horas, sendo dezesseis delas de aulas práticas. A capacitação acontece a partir do mês de agosto no Mercado Municipal de Curitiba. Para obter mais informações você pode acessar o site www.aps.org.br ou enviar um e-mail para [email protected] com o assunto “curso de boas práticas” ou ainda ligar para o telefone (41) 3223-1207.