“Vamos ampliar a parceria com a Bolívia e o Paraguai na região de fronteira para alcançarmos a meta de País livre de febre aftosa com vacinação, até o fim deste ano. Além disso, vamos desenvolver ações na fronteira com a Venezuela”. A declaração é do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Jardim, que considera a erradicação da doença, em todo o País, uma das prioridades para 2010. O secretário participa, nesta quinta-feira (27), da abertura da 2ª Conferencia Nacional sobre Defesa Agropecuária, em Belo Horizonte/MG.
No encontro, Jardim disse, ainda, que o trabalho da Secretaria de Defesa Agropecuária é transmitir segurança à população. “É necessário descentralizarmos processos e investirmos no profissional que está na ponta. Para isso, vamos incrementar as capacitações”, enfatizou.
Programação – A 2ª Conferencia Nacional sobre Defesa Agropecuária segue até o próximo sábado (29). Na ocasião, serão debatidos temas como saúde animal, sanidade vegetal, controle de resíduos e contaminantes, agrotóxicos e a inserção do Brasil no mercado internacional. A expectativa é que 1,5 mil pessoas participem das palestras durante o evento.