Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Controle de pragas

Empresa comercializa aparelho que combate ratos sem causar riscos à saúde humana.

Da Redação 19/03/2004 – 09h00 – O atual caso do Zoológico de São Paulo, onde, desde o dia 6 de fevereiro deste ano, já foram registrados mais de 60 mortes de animais causadas provavelmente pela contaminação por veneno de rato, os raticidas,  levantou a discussão sobre os perigos de se utilizar em condomínios estes produtos, que são altamente tóxicos e trazem riscos também para a vida humana. Atualmente, algumas opções no mercado, como as iscas de bloco parafinado e o chamado “pó de contato”, que impregna os pêlos do rato com o pó o que faz com que o rato seja envenenado, são os mais usados em condomínios. Ambos são  perigosos e a suas aplicações devem ser feitas de forma cuidadosa já que são  tóxicos.

Segundo o diretor da empresa MRZM, Francisco Mascaro, uma excelente opção  e totalmente segura, que não oferece riscos para as pessoas e animais domésticos, é o aparelho ultra-som, que emite frequência de ruídos capaz de afastar ratos e morcegos do local. A frequência é inaudível para seres humanos, tem longa duração e não necessita de manutenção. O aparelho pode ser encontrado em três versões. Na versão 3 em 1, o aparelho chamado Varios, que é vendido com exclusividade pela MRZM, repele ratos, morcegos, pernilongos e baratas em área de até 30 metros quadrados. Já na segunda versão, o equipamento que é chamado Anti-Ratones, repele ratos e morcegos em até 200 metros quadrados. Existe também a opção do equipamento Radarcan, que é importado, que repele ratos e morcegos em até 500 metros quadrados.

Criada em 1997, a MRZM é uma empresa que atua na área de controle de pragas com um diferencial: os produtos são baseados em princípios ecológicos e têm como objetivo reduzir os impactos ambientais causados por venenos e produtos tóxicos utilizados geralmente neste tipo de atividade. Com uma linha de 150 itens, a MRZM possui a exclusividade na venda de pelo menos de 80% deles.  Os produtos são variados. Lá podem ser encontradas desde velas de andiroba, utilizadas para o combate ao mosquito da dengue, até pirâmides de espelho conhecidas como espantalhos eletrônicos. Os preços dos produtos variam de R$ 7,00 até R$  2.500,00.

Entre os produtos de maior destaque na empresa está o Kit Completo Byebird, destinado a repelir pombos, pardais e aves em geral. O produto não causa riscos à saúde das aves. O produto não sai com chuva ou calor e é atóxico, segundo laudo do Instituto Adolfo Lutz. O kit é composto do gel repelente, detergente para limpeza dos locais contaminados e espátula para aplicação. Segundo Francisco Mascaro, ao tocarem no gel, as aves ficam irritadiças e, a partir daí, abandonam os lugares que freqüentam.