Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Crédito para o produtor

BB vai liberar R$ 500 milhões para compra de insumos.

O Banco do Brasil (BB) criou um mecanismo que vai garantir o acesso de produtores rurais a cerca de R$ 500 milhões em recursos para a aquisição de insumos agrícolas. Em vez do financiamento direto, a compra de insumos está sendo viabilizada com venda ou troca da Cédula do Produto Rural (CPR) Física e Financeira – mecanismo de crédito criado exclusivamente para o produtor rural.

“A vantagem é que o custo do aval foi reduzido para o produtor em 30%” disse o gerente da Divisão da Diretoria de Agronécios do Banco do Brasil, Rogério Pio. Segundo ele, o novo mecanismo vai possibilitar melhor planejamento e redução de custos, para quem investe no agronegócio, principalmente entre agosto e outubro, período quando os preços dos insumos disparam.

A taxa de aval do mecanismo de aquisição, de 0,40% ao mês, somente pode ser paga pelos produtores que têm conta no banco. Para ter acesso à aquisição antecipada, o produtor precisa procurar as agências do Banco do Brasil, emitir uma CPR e retirar o crédito para a compra do insumo.