Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aquecimento global

Genética será imprescindível para tornar grãos menos sensíveis as temperaturas.

Redação (26/02/07) – Pesquisa genética para tornar os grãos menos sensíveis às altas temperaturas e políticas públicas do governo federal para reduzir os danos e os prejuízos. Essas são duas iniciativas citadas pelo pesquisador Hilton Silveira Pinto como essenciais aos produtores se prepararem para as conseqüências do aquecimento global.

“Pelo estudo do IPCC (Painel Intergovernamental em Mudança do Clima), mesmo que todas as pessoas façam tudo direito, mesmo que se tomem todas as medidas para evitar o aquecimento global, o efeito estufa irá fazer com que a temperatura cresça 1,8ºC até o final do século. Então é preciso pensar em mudanças, produzir plantas que suportem temperaturas mais elevadas”, frisa o pesquisador.

“Indicamos pesquisas genéticas principalmente para o café, mas isso deve ser feito com todos os grãos. Em todo o Brasil os produtores começaram a buscar apoio nos órgãos representativos dos segmentos, para tirar dúvidas e saber o que fazer para reduzir os prejuízos se houver o aquecimento global”, completa Silveira Pinto.

Conforme o pesquisador, desde que foi encerrada a pesquisa feita pela Unicamp e pela Embrapa o governo federal aproveitou dados para fazer política pública. Um dos itens aproveitados como obrigação do produtor que deseja conseguir financiamento é fazer o seguro rural. Ele tem de seguir as condições favoráveis e de menos risco apontadas pela pesquisa. (AC)