Redação (29/01/2008) – Começou ontem 28, a 20ª edição do Show Rural Coopavel, que evoluiu de um simples Dia de Campo a um dos maiores eventos de difusão de tecnologia da América Latina. Em 2007, o evento reuniu 320 das principais empresas mundiais do agronegócio e registrou a presença de 143 mil visitantes.
A Embrapa está presente com 19 Unidades de pesquisa, representando os mais diversos produtos e tecnologias do seu acervo, numa grande oportunidade de contato direto dos seus técnicos com os produtores, esclarecendo suas dúvidas e demostrando suas tecnologias, sementes e plantas cultivadas diretamente no campo, nos 72 hectares do parque. A Embrapa também promove palestras diárias e demonstra suas inovações na “Casa da Embrapa”, espaço destinado a abrigar Unidades.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, trouxe para o evento amostras de sementes do seu banco genético; a tecnologia chinesa Jun Cao, adaptada para o Brasil, capaz de intensificar e baratear a produção de cogumelos e o bioinseticida que combate mosquitos causadores de doenças como a dengue e a malária, sem danos à saúde humana e ao meio ambiente.
As tecnologias de reprodução animal, área em que a Embrapa alcançou resultados expressivos e pioneiros na América Latina, serão demonstradas a partir de amanhã, 30 de janeiro, na Casa da Embrapa. O pesquisador Carlos Frederico Martins vai apresentar as tecnologias de micromanipulação de embriões bovinos, que hoje já são amplamente utilizadas pelo setor produtivo, como a transferência, sexagem e produção de embriões in vitro; até a clonagem bovina.
Os produtores interessados poderão acessá-las e adotá-las diretamente por meio de cooperativas e associações, com a orientação técnica dos pesquisadores da Embrapa recursos Genéticos e Biotecnologia.
O evento contará com a visita do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes e do diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, entre outras autoridades,que participarão, às 11 horas do dia 31 de janeiro, na Casa da Embrapa, do lançamento do Programa de Produção Integrada de Trigo (PIT), da Embrapa Trigo, do Kit Biogás, para análise da composição do biogás, da Embrapa Suínos e Aves e da BRS 282, cultivar desenvolvida pela Embrapa Soja.
Segundo estimativa da coordenadora da Casa da Embrapa, Suzete Prado, da Embrapa Soja, unidade sediada em Londrina, Paraná, o número de visitantes (casa e unidades demonstrativas) será de 40 mil visitantes, superior ao registrado em 2007 – 35 mil -. Os organizadores do Show Rural informam que o evento não pôde crescer mais, neste ano, porque a infra-estrutura da cidade (hotéis, rodovias, etc.) e do próprio parque não suportariam a demanda. Nesses primeiros dias, apesar da forte chuva, o Show Rural e a Embrapa mostraram a sua força recepcionando visitantes de várias regiões do país, além dos produtores da região sul.