Redação (07/02/2008)- O Balaio de Milho, um paiol de baixo custo para atender pequenos produtores, foi desenvolvido pela unidade de Milho e Sorgo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Emater de Minas Gerais. O equipamento foi idealizado para aprimorar o armazenamento do grão nas pequenas propriedades.
Os pesquisadores Jamilton Pereira dos Santos (Embrapa) e o Walfrido Albernaz (Emater), idealizadores do equipamento, recomendam que o produtor integre a colheita ao sistema de produção e planeje todas as fases, garantindo a qualidade do grão colhido. Eles explicam que a colheita e o armazenamento do milho são fundamentais para evitar prejuízos no ciclo do produto na propriedade rural.
Segundo os técnicos, vários fatores influenciam na qualidade do produto, especialmente a temperatura, a umidade, a disponibilidade de oxigênio, a presença de microrganismos, de insetos, de roedores e de pássaros. O Balaio de Milho é protegido por uma chapa de zinco, dificultando o acesso de roedores às espigas.
A colheita de milho da safra 2007/2008 terá início no final de fevereiro e no início de março, em grande parte do Brasil.