Redação (27/03/2008)- Um projeto de desenvolvimento local de Jundiaí foi um dos escolhidos para fazer parte do Programa de Investimento Social do Instituto Sadia, que apoiará, no total, 26 iniciativas este ano. Todos os projetos serão aplicados nas regiões em que a Sadia atua. Os recursos começam a ser repassados para as instituições contempladas esta semana. No total serão destinados cerca de R$ 824 mil.
O projeto paulista que receberá recursos do Instituto Sadia será o "Alimentando o Futuro", desenvolvido por Salus – Centro de Recuperação e Educação Nutricional. A iniciativa tem por objetivo oferecer acompanhamento especializado a crianças em estado de desnutrição, sensibilizando também as famílias para uma alimentação correta a partir dos recursos disponíveis. Algumas das ações previstas são a realização de censos no bairro do Varjão, localizado na periferia da cidade, consultas clínicas e visitas domiciliares às crianças assistidas pelo projeto, além de capacitações para profissionais de entidades parceiras e oficinas nutricionais para os pais das crianças atendidas.
Outras ações apoiadas pelo Instituto Sadia serão desenvolvidas em municípios do Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O Programa de Investimento Social do Instituto Sadia foi criado em 2007 e tem como objetivo ampliar parcerias intersetoriais e qualificar o investimento social realizado pela empresa, visando contribuir para o processo de desenvolvimento das comunidades onde a empresa está presente.
Os projetos que estão sendo apoiados pelo Instituto Sadia foram selecionados através da Primeira Chamada Pública realizada entre setembro de 2007 e janeiro de 2008. Cerca de 300 projetos foram recebidos. Os projetos foram analisados conjuntamente pelo Instituto Sadia e por Comitês Locais de Investimento Social, compostos por colaboradores voluntários da Sadia e presentes em 15 municípios onde a Sadia possui unidades produtivas ou centros de distribuição.