Redação (25/04/2008)- A Perdigão fechou o primeiro trimestre de 2008 com faturamento bruto de R$ 2,85 bilhões, valor 59,5% superior ao obtido em igual período do ano anterior, e crescimento total de 64,5% em volumes vendidos de carnes, lácteos e outros produtos processados. O resultado reflete a boa performance registrada nos mercados interno e externo, com o fortalecimento das bases da companhia no Brasil e no exterior, a partir da incorporação das operações da Eleva e da Plusfood.
As vendas no mercado interno somaram R$ 1,74 bilhão, aumento de 69% ante o mesmo exercício do ano anterior, com incremento de 31% nos volumes de carnes e 197% em produtos lácteos. A liderança da marca Elege em leite UHT e o portfólio diversificado da marca Batavo foram determinantes para o desempenho da empresa na atividade de lácteos.
As exportações atingiram R$ 1,1 bilhão, valor 46,7% superior em comparação ao primeiro trimestre de 2007, refletindo o ritmo de crescimento da demanda nos principais mercados, com destaque para o Oriente Médio e o Extremo Oriente. Os volumes totais de vendas no mercado externo foram 31,9% maiores em carnes e 16,3% em outros produtos processados, como massas, pizzas e margarinas.
O lucro bruto chegou a R$ 536,4 milhões, o que representa aumento de 30,5%. No entanto, apesar do bom desempenho das vendas, a margem bruta apresentou queda de 5,2 pontos percentuais, em razão da pressão dos custos das principais matérias-primas (especialmente milho, farelo de soja e leite) e dos materiais secundários, que elevaram em 73% os custos das vendas.
A geração de caixa medida pelo EBITDA (lucro operacional antes das despesas financeiras, impostos e depreciação) foi de R$ 186,4 milhões, valor 10,7% superior em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Entretanto, o estreitamento das margens, provocado pelo aumento de custos e despesas, reduziu em 18,7% o lucro líquido da companhia no período, que foi de R$ 51 milhões.
Os investimentos superaram a casa de R$ 1,8 bilhão no trimestre. Desse montante, 92,3% (ou seja, R$ 1,7 bilhão) foram direcionados à aquisição da Eleva e da Plusfood. A empresa destinou R$ 143,2 milhões para aumento de produtividade, melhorias e novos projetos entre janeiro e março, valor 14,4% acima do aplicado no exercício anterior.