Redação (29/05/2008)- O primeiro evento técnico da Abraves – Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos de Santa Catarina vai reunir palestrantes brasileiros e internacionais, que vão apresentar as tendências mundiais e tecnologias inovadoras, que asseguram mais viabilidade e sustentabilidade na produção de suínos. O I Encontro Técnico da Abraves-SC , que será realizado nesta sexta feira, dia 30 de maio, no Clube 29 de Julho em Concórdia, vai apresentar temas atuais e importantes para o crescimento do setor como " Ambiência para suinocultura" , " Sistema de alimentação líquida", "Clostridioses em suinocultura" e contará com uma palestra conjuntural sobre "Panorâmica de Mercado da Suinocultura" com Fabiano Coser, Diretor Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Suínos.
O credenciamento e retirada do material inicia as 8:30 da manhã e as palestras as 10h. Segundo o presidente da ABRAVES SC, o Médico Veterinário Augusto Heck esta é uma oportunidade para os profissionais, produtores e estudantes da região para conhecer novas tecnologias e debater as tendências do mercado mundial de carnes.
As palestras que serão apresentadas nesta sexta feira tratam de temas relacionado ao bem estar animal, novas técnicas de nutrição, sanidade e cenários futuros, focadas principalmente nas exigências de mercado interno e externo.
Profissionais de toda a Região Oeste de Santa Catarina e do Noroeste gaúcho já estão na cidade para o evento que vai abordar entre outros temas as exigências internacionais e tendência mundial de produção sustentável .
Para o médico veterinário Nilson Sabino, que veio de Chapecó,SC, estes encontros permitem que os profissionais se atualizem sem ter que se deslocar grandes distâncias " É uma oportunidade de aumentar os conhecimentos, conhecer novas técnicas e ainda encontrar colegas veterinários que trabalham no mesmo setor", afimou Sabino.
Palestrantes internacionais
Com a experiência da atividade na Europa, o especialista alemão Andréas Kerssens fará uma palestra inédita sobre "Ambiência para a Suinocultura", onde vai apresentar as últimas novidades do mercado. O tema desperta a atenção de profissionais ligados ao setor de produtivo e de processamento de carne pois o bem estar animal e as questãoes ambientais fazem parte do dia a dia da produção.
De acordo com Kerssens o desconforto térmico é um dos fatores negativos que afetam a criação de suínos " Mas a tecnologia disponível no mercado nacional pode amenizar os sintomas e assegurar que temperatura e qualidade do ar ofereça conforto aos animais, refletindo isso em produtividade".
O segundo palestrantes internacional é o especialista em produção animal Hans-Gerd Ulrich, formado na Universidade de Albrecht em Kiel-Alemanha, que vai apresentar as últimas novidades em sistemas de alimentação líquida para suínos .
Hans explicou que abordará as vantagens de sistemas de alimentação líquida em comparação com a alimentação convencional a seco "Entre as vantagens apresentaremos diferenciais como o baixo custo, dosagem exata de aditivos , melhor desempenho dos suínos alimentados desta forma, redução de mão de obra, produção controlada, redução de poeira da alimentação tradicional, maior padrão de higiene entre outros diferenciais competitivos" destacou .
Para o presidente da Abraves SC, o médico Veterinário Augusto Heck a Associação Catarinense de Veterinários Especialistas em Suínos, tem um compromisso de oferecer uma programação diferenciada para os profissionais e futuros profissionais, que vão prestar um serviço de maior qualidade aos produtores e produzindo uma carne melhor para os consumidores.
De acordo com a comissão organizadora as palestras iniciam as 10h da manhã para permitir que colegas da região possam se deslocar até Concórdia e aproveitar o evento " Procuramos oferecer um encontro com palestrantes de excelente nível técnico e com horário que permite que os colegas se desloquem até aqui pela manhã e possam assistir as palestras, retornando para casa no fim da tarde, isso reduz as depesas e faz com que mais profissionais tenham acesso ao conhecimento e informações técnicas" destacou Heck.
A inscrições e retirada do material iniciam as 8:30 da mnhã nas dependências do Clube 29 de Julho e custam R$ 25,00 para profissionais e R$ 20,00 para estudantes e as vagas são limitadas. Mais informações e programação completa no site WWW.abraves.com.br .