Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe aviária na Europa

Japão paralisa importações de carne de aves do Reino Unido por causa da doença.

Redação (05/06/2008)- O Japão suspendeu as importações de carne de ave de curral do Reino Unido, após o registro de um foco de gripe aviária em uma fazenda britânica, informou nesta quinta-feira, dia 5, o jornal The Japan Times.

Conforme a publicação, o Ministério de Agricultura britânico divulgou comunicando dizendo que espera que a suspensão das importações seja uma medida temporária estabelecida como método de prevenção para que a gripe aviária não chegue ao Japão.

A paralisação aconteceu um dia depois de as autoridades britânicas confirmarem um foco de gripe aviária em uma fazenda de frangos no sul do Reino Unido. No entanto, ficou assinalado que não se trata da variante H5N1, que pode causar a morte de seres humanos. O vírus em questão é o H7, considerado de baixo risco para a saúde humana, segundo o jornal japonês.

Em novembro passado o Japão já havia suspendido as importações de carne de ave de curral do Reino Unido. A medida perdurou até maio deste ano.

Durante os primeiros meses de 2007, o Japão registrou vários casos de gripe aviária da variante letal H5N1, e sacrificou milhares de aves de curral como precaução, embora não se tenha registro de mortes humanas associadas ao vírus no país.