Redação (08/07/2008)- O curso de Especialização em Tecnologia de Carnes do CTC foi planejado para dar ao profissional participante uma visão global das indústrias de carne suína, bovina e avícola as bases científicas e tecnológicas dos processos e produtos manufaturados nessas indústrias. O curso tem um conteúdo programático que permite ao aluno, a seu término, assumir posições de supervisão ou gerência, preparado para agir com base em conhecimentos teóricos e práticos.
Estamos vivendo a chamada Era do Conhecimento e da Informação em que as constantes mudanças tecnológicas e sociais representam ameaças e oportunidades. Não é mais possível para o gerente de produção, para o gerente ou supervisor do Controle de Qualidade aprender ao longo de anos quais são as interações entre o seu setor e os demais que integram uma cadeia produtiva ou sua própria empresa.
Por outro lado, também não se justifica para o profissional que não vai seguir carreira acadêmica despender dois anos, no mínimo, cursando disciplinas e realizando trabalho de pesquisa num curso de pós graduação nem sempre condizente com seus interesses na empresa ou na busca de uma posição de trabalho.
O curso terá forte orientação prática onde o conhecimento dos processos se fará “com as mãos na massa” ou seja, com forte participação direta dos alunos, que terão inclusive oportunidade de intercambiar seus conhecimentos e experiências prévias. As aulas e demonstrações práticas serão completadas por visitas à diferentes empresas do setor de processamento de carnes.
Os vínculos internacionais do CTC serão utilizados para trazer profissionais de renome internacional para ministrar tópicos especiais em tecnologia de carnes e propiciar ao aluno, inserir-se ao ambiente de globalização em que vivemos. Também profissionais de renome do cenário brasileiro de carnes virão dar depoimento de suas vivências profissionais.
Objetivos
O formato do curso está voltado para a multiplicidade de objetivos dos participantes e permitirá que ao seu final os mesmos estejam aptos:
a) a trabalhar na produção, controle de qualidade e gerenciamento de unidades de produção de produtos cárneos;
b) a compreender o significado dos insumos e equipamentos no processamento de produtos cárneos;
c) a compreender melhor os fundamentos técnico – científicos de utilização de processos e de conservação de produtos, se com experiência empírica prévia;
d) a explorar os potenciais de tecnologias emergentes como agregadoras de valor a produtos e diferenciais de competitividade;
e) a se preparar para uma futura atividade de pós graduação que poderá ser realizada mais facilmente.
Para obter informações de data, inscrição e local, acesse: http://www.ital.sp.gov.br/ctc/