Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SANIDADE

Influenza aviária de volta à avicultura comercial dos EUA com confirmação de casos em perus

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), por meio do APHIS, confirmou a presença do vírus em um grande rebanho comercial de perus

Influenza aviária de volta à avicultura comercial dos EUA com confirmação de casos em perus

Uma operação de criação comercial de perus em Dakota do Sul está enfrentando um novo surto de Influenza Aviária Altamente Patogênica (IAAP), marcando a primeira ocorrência desse vírus nos Estados Unidos desde abril.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), por meio do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS), confirmou a presença do vírus em um grande rebanho comercial de perus localizado no Condado de Jerauld, Dakota do Sul, em 4 de outubro. Este rebanho, com cerca de 47.300 perus, é o último foco de um surto que continua a preocupar a indústria avícola.

O presente caso marca o 64º incidente de IAAP em Dakota do Sul durante o surto que teve início em 2022-2023. O Condado de Jerauld, que já havia registrado um caso anterior em 24 de março de 2022, agora enfrenta novamente os desafios da IAAP. Até o momento, apenas o estado de Minnesota superou Dakota do Sul em termos de rebanhos afetados pela IAAP durante este surto.

Embora tenham sido relatados alguns casos de IAAP em aves não comerciais nos Estados Unidos nos últimos meses, os dois casos mais recentes em operações comerciais datam de 19 de abril. O primeiro ocorreu no Condado de Beadle, Dakota do Sul, e o segundo em Dickey County, Dakota do Norte. Esses casos envolveram grandes rebanhos, com 75.800 e 58.500 perus comerciais, respectivamente. É importante observar que todas as áreas de controle da IAAP em Dakota do Sul foram liberadas, com a última liberação datando de 13 de maio.

Necessidade contínua de vigilância e medidas preventivas contra Influenza Aviária

Em setembro, a IAAP reapareceu com casos confirmados em dois rebanhos comerciais de aves em Alberta e um em Saskatchewan. Além disso, outro rebanho comercial em Alberta foi confirmado como infectado com IAAP em 3 de outubro, ressaltando a necessidade contínua de vigilância e medidas preventivas.

Autoridades, produtores avícolas e especialistas em saúde animal estão trabalhando em estreita colaboração para conter a disseminação da IAAP e proteger tanto a indústria avícola quanto a saúde pública. Medidas rigorosas estão sendo implementadas para evitar a propagação do vírus e mitigar os impactos negativos na produção de aves.

O setor avícola permanece em alerta e está comprometido em enfrentar os desafios apresentados pela IAAP, garantindo a segurança das aves e da população em geral.