Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MERCADO EXTERNO

Margens da indústria de suínos na Ucrânia aumentam para 200%

Margens da indústria de suínos na Ucrânia aumentam para 200%

Nikolay Babenko, chefe da Associação de Carnes da Ucrânia, informou ao veículo de notícias local Interfax que a rentabilidade recorde pode atrair novos investidores para o setor. A longo prazo, o estabelecimento de fazendas de suínos poderia ser uma saída para a agricultura ucraniana, que atualmente enfrenta dificuldades na exportação de grãos, acrescentou Babenko.

“Antes da guerra, os custos de produção variavam de 30 a 35 hryvnias ($ 0,82 a $ 0,96) por quilo, enquanto o preço de venda variava de 45 a 50 hryvnias ($ 1,24 a $ 1,37) por quilo. Em 2022, quando os portos marítimos foram bloqueados, os preços dos alimentos para os suínos caíram por vários fatores”, disse Babenko, estimando que o farelo de trigo caiu 5 vezes de preço, enquanto a torta de soja e a farinha de girassol caíram de 2 a 3 vezes de preço.

Em 2022, os preços globais da carne de porco dobraram, e essa tendência também afetou o mercado de suínos ucraniano. Agora, o preço de venda direta da fazenda atingiu 85 hryvnias ($ 2,34) por quilo, enquanto o custo de produção é tão baixo quanto 20 hryvnias ($ 0,55) por quilo.

Expansão da produção quádrupla

“Antes da guerra, a Ucrânia produzia 0,6 milhões de toneladas de carne de porco em peso de abate, enquanto agora esse número caiu para menos de 0,5 milhões de toneladas”, disse Babenko. Ele acrescentou que a Associação de Carnes está fazendo muitos esforços para reverter a tendência de queda. “Em teoria, a Ucrânia poderia aumentar a produção de carne de porco em quase quatro vezes em comparação com o nível atual e também começar a exportar carne de porco. Nossas fábricas de processamento de carne que importavam carne de porco têm muitos anos de experiência no comércio de carne de porco, principalmente com países da União Europeia. Os agricultores têm interesse principalmente na exportação de carne de porco para a África e Ásia. A lista de países de alta prioridade inclui Filipinas, Vietnã, Malásia, Coreia do Sul, Cingapura e África do Sul. Eles consomem milhões de toneladas de carne de porco.”

Lições aprendidas

Polônia, Hungria, Romênia, Eslováquia e Bulgária proibiram a importação de grãos ucranianos em 2023 para proteger o mercado interno. Isso é algo que os criadores de suínos ucranianos devem ter em mente ao desenvolver a exportação de carne de porco, afirmou Babenko. “Para evitar que a situação com a exportação de grãos aconteça com a carne de porco, construímos conscientemente relacionamentos com novos mercados. Temos muitos parceiros no mercado global que nos ajudam e entram em parcerias para o fornecimento de carne de porco.”

Várias empresas nas regiões ocidentais da Ucrânia, localizadas relativamente próximas à fronteira europeia, já estão prontas para vender seus produtos a clientes estrangeiros.