Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ECONOMIA

MAPA, MDA e Fazenda dialogam com instituições financeiras de crédito rural

Objetivo da reunião foi discutir o progresso de seus financiamentos para o setor agropecuário na safra atual e a política de apoio ao crédito subsidiado.

MAPA, MDA e Fazenda dialogam com instituições financeiras de crédito rural

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Fazenda realizaram uma reunião com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e das instituições financeiras que oferecem crédito rural. O objetivo da reunião foi discutir o progresso de seus financiamentos para o setor agropecuário na safra atual e a política de apoio ao crédito subsidiado.

Apesar das condições climáticas adversas no primeiro trimestre desta safra, de julho a setembro, em regiões importantes de produção agropecuária, o valor total do crédito rural nesse período, em várias linhas de financiamento, foi 11% superior ao observado em 2022. Isso demonstra o bom desempenho das instituições financeiras em relação aos compromissos estabelecidos em sua programação trimestral para a safra.

As medidas de apoio ao crédito subsidiado, cuja alocação para as instituições financeiras é baseada em critérios aprimorados de competitividade, foram reconhecidas como um avanço significativo em termos de transparência e eficiência na utilização de recursos públicos, conforme destacado pelo secretário adjunto substituto de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo.

Com relação ao próximo Plano Safra, o Mapa e o Ministério da Fazenda compartilharam algumas ideias iniciais a serem desenvolvidas em consulta às instituições financeiras. Isso inclui a revisão dos critérios de alocação de recursos equalizados para essas instituições, com o objetivo de garantir que os recursos de crédito rural sejam disponibilizados de acordo com a demanda dos produtores ao longo da safra nas diferentes regiões do país.