Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Intercooperação

Programa do Sistema Ocepar aproximou e incentivou parcerias entre cooperativas do Centro-Sul

O 6º princípio do cooperativismo – a cooperação entre cooperativas - preconiza que cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo

Programa do Sistema Ocepar aproximou e incentivou parcerias entre cooperativas do Centro-Sul

A aliança estratégica entre Witmarsum e Cooperante, na produção e comercialização de suco de uva integral, foi um dos resultados do Programa de Intercooperação da Região Centro-Sul. Lançado em 2018 pelo Sistema Ocepar, teve por objetivo prospectar novos negócios a partir da união entre cooperativas de médio e pequeno porte. Funcionários da entidade foram provocados a encontrar soluções para problemas em comum do setor, mapeando possibilidades de sinergia e oportunidades por meio de ações conjuntas. A iniciativa fez parte do Programa de Alta Performance da FAE Business School, promovido por meio do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). As equipes de trabalho do Sistema Ocepar realizaram visitas técnicas, reuniões e workshops com dirigentes e gestores das cooperativas da região, para aproximar, conhecer as diferentes realidades e incentivar parcerias.

Ações – Oito cooperativas da região Centro-Sul participaram do Programa de Intercooperação – Camp, Clac, Coacan, Coamig, Coopagrícola, Cooperante, Unicastro e Witmarsum. Dirigentes e gestores cooperativistas levantaram dados, mapearam interesses, dificuldades e oportunidades. Um comitê de lideranças foi formado, participando de um workshop em maio de 2019. “Acabamos convergindo para um projeto de intercooperação unilateral, com a Witmarsum, pois estávamos com um projeto de viticultura em andamento e sabíamos o desafio que teríamos para comercializar produtos no varejo. A aliança com a Witmarsum, utilizando a marca reconhecida da cooperativa, foi um acordo positivo que agrega valor e amplia as oportunidades de êxito do suco de uva no mercado”, explica o presidente da Cooperante, Guilherme Grein.

6º Princípio – O 6º princípio do cooperativismo – a cooperação entre cooperativas – preconiza que cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais. Mesmo com inúmeras experiências exitosas no Paraná, a união de cooperativas, com distintas realidades e culturas, é um desafio para os gestores e líderes cooperativistas. “Para que a intercooperação se concretize, é necessário que haja um compartilhamento de poder entre os dirigentes locais, e uma disposição em discutir de forma madura os potenciais e dificuldades, sem perder a individualidade de gestão de cada uma das participantes. É imprescindível que os líderes atuem para minimizar as diferenças e fortalecer os atributos, para assim poder dividi-los de forma cooperativa”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Oportunidades – Quando o 6º princípio se materializa, muito benefícios e oportunidades surgem aos cooperados, mas também para a sociedade em geral, com a geração de renda e empregos no campo e nas cidades. “A intercooperação proporciona acessibilidade a novos mercados e operacionalização sinérgica para maior competitividade. Ela reduz ociosidades de produção e serviços, diminui custos e gera ganho de escala de produção”, explica o presidente do Sistema Ocepar.

Equipe Ocepar – “Estamos confiantes de que o aliança estratégica entre a Cooperante e a Witmarsum avançará com sucesso, oferecendo produtos de qualidade e origem aos consumidores e agregando valor à produção dos cooperados”, conclui Ricken. No novo ciclo do planejamento estratégico do cooperativismo do Paraná, o PRC200, a intercooperação é um dos alicerces do plano. A equipe multidisciplinar do Sistema Ocepar, que atuou no Programa de Intercooperação com as oito cooperativas da Região Centro-Sul, foi composta pelos profissionais Cristiano Michalovicz, Daniele Cristiane Radulski Reginatto, Edson Luis Carvalho de Souza, Fernando José Mendes e Samuel Zanello Milléo Filho.