Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Relatos de Gripe Aviária crescem nos EUA; planteis são abatidos na tentativa de conter o vírus

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, um plantel com mais de 47.300 perus no condado de Jerauld, Dakota do Sul, testou positivo em outubro para a gripe aviária altamente patogênica

Relatos de Gripe Aviária crescem nos EUA; planteis são abatidos na tentativa de conter o vírus

A gripe aviária reapareceu em planteis nos Estados Unidos pela primeira vez desde abril. Em um relatório online atualizado na quarta-feira pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 15 estados nos últimos 30 dias relataram pelo menos um plantel infectado.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, um plantel com mais de 47.300 perus no condado de Jerauld, Dakota do Sul, testou positivo em outubro para a gripe aviária altamente patogênica. Desde 2022, mais de 58 milhões de galinhas, perus e outras aves nos EUA foram mortas pela doença.

Essas perdas de aves resultaram em um aumento significativo no custo de ovos e carne de peru em 2022.

1,2 milhão de galinhas poedeiras abatidas

No estado de Iowa, o principal produtor de ovos, cerca de 1,2 milhão de galinhas poedeiras serão abatidas após um surto relatado no condado de Taylor, Iowa, de acordo com o Departamento de Agricultura e Administração de Terras de Iowa.

Na Pensilvânia, a última detecção relatada foi em 17 de março, com 31 planteis comerciais afetados, 36 planteis domésticos afetados e um total de 4.648.000 aves afetadas neste surto. A Pensilvânia é o quarto maior produtor de aves nos EUA.

Os planteis incluem aves comerciais e domésticas. Em 2022, mais de 22 milhões de aves nos EUA morreram de gripe aviária, tornando-se o surto mais grave em sete anos.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, a exposição humana à gripe aviária é rara, com menos de 1.000 casos por ano, e não representa uma ameaça significativa à saúde humana.

Fonte: TribLive.