Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SANIDADE

Nova variante do vírus da gripe aviária é detectada na Holanda

Nova variante do vírus da gripe aviária é detectada na Holanda

O vírus da gripe aviária que atingiu a granja de postura em Renswoude (Holanda) é uma nova variante do. O vírus está relacionado ao vH5N1, que causou muitos surtos em aves desde 2021, mas contém um novo segmento de genoma – o chamado segmento PB1 – derivado de um vírus de baixa patogenicidade. Isso é demonstrado pela análise genética do vírus realizada pela Wageningen Bioveterinary Research (WBVR, parte da Wageningen University & Research).

Em 11 de novembro, foi detectado um surto em Renswoude. Este foi o primeiro surto desde julho deste ano. Desde então, ocorreram outros dois surtos, um em aves em uma fazenda de cuidados em Middelie em 14 de novembro, e o outro em uma fazenda de animais de estimação em Zaandijk em 15 de novembro.

Nova variante do vírus

A WBVR investigou o vírus detectado em Renswoude e mostrou que é novamente um vírus H5N1 altamente patogênico. O vírus adquiriu um novo segmento PB1 por rearranjo com um vírus de baixa patogenicidade. “O vírus em Renswoude tem uma nova composição genética, mas se assemelha muito ao vírus que causou muitos surtos desde 2021”, disse o pesquisador da WBVR.

Vírus em gaivotas no verão

Neste verão, o genótipo BB do HPAI H5N1 causou alta mortalidade entre as gaivotas-de-cabeça-preta e outras espécies de gaivotas. Essa variante do vírus contém três segmentos de genoma de um vírus de gaivota H13. A variante de gaivota causou o surto na granja de postura em Biddinghuizen (24 de julho), mas não causou outros surtos em aves depois disso, apesar do vírus circular intensamente entre as gaivotas. “Nossa análise mostra que o vírus em Renswoude não contém nenhum dos três segmentos do genoma do vírus de gaivota”, disse Beerens.

Infecções em patos e gansos selvagens

Um aumento na mortalidade de patos e gansos tem sido observado desde novembro. Análises genéticas da WBVR mostram que essas aves selvagens mortas também estão infectadas com a nova variante do vírus HPAI H5N1. Uma lista de locais de aves selvagens mortas infectadas está disponível no site da WBVR.

Biossegurança

A lei de confinamento obrigatório está em vigor novamente em todo o país desde 14 de novembro. O fato de o vírus ser geneticamente semelhante ao que causou muitos surtos em 2021-2023 e encontrado em patos e gansos selvagens é uma preocupação. Atualmente, é desconhecido o quão patogênico ou infeccioso é a nova variante do vírus para as aves. Para a prevenção e controle adequados do vírus da gripe aviária, as medidas de biossegurança nas granjas de aves continuam sendo fundamentais.

Fonte: MirageNews.