Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SANIDADE

Quantum Foods, da África do Sul, registra prejuízo devido à gripe aviária e cortes de energia

Quantum Foods, da África do Sul, registra prejuízo devido à gripe aviária e cortes de energia

O produtor de aves da África do Sul, Quantum Foods (QFHJ.J), reportou na sexta-feira uma perda de 35 milhões de rands (US$ 1,86 milhão) no ano até setembro, após o pior surto de gripe aviária do país dizimar seu rebanho de frangos e os cortes de energia se intensificarem.

No ano anterior, a empresa havia registrado um lucro de 37 milhões de rands.

A África do Sul enfrentou um surto de influenza aviária altamente patogênica (HPAI), uma gripe aviária que se espalha rapidamente em um rebanho infectado, causando uma alta taxa de mortalidade, o que resultou no abate de cerca de um terço de seu rebanho nacional.

A África do Sul está passando por cortes diários de eletricidade, já que sua frota envelhecida de usinas a carvão frequentemente apresenta falhas.

A Quantum afirmou que fez baixas em ativos, como galinhas poedeiras e reprodutores, no valor de 155 milhões de rands durante o ano financeiro devido ao surto de gripe aviária. Também teve custos adicionais com ração e ovos que precisaram ser destruídos como parte das medidas para combater a influenza aviária.

O produtor de ovos, que necessita de eletricidade ininterrupta para manter a temperatura ideal no ambiente de criação de aves e garantir o fluxo de ar, água e alimentação, informou que gastou 52 milhões de rands em diesel para operar geradores à medida que os cortes de energia se intensificaram durante o ano.

A Quantum também investiu mais 35 milhões de rands na aquisição de geradores.