Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Rússia aprova importações de aves sem a cobrança de tarifas

A comissão alfandegária do governo russo permitirá a importação de 160.000 toneladas de carne de frango isenta de tarifas em 2024, uma grande parte da qual é esperada vir de fora da região da Comunidade dos Estados Independentes (CIS). Restrições de exportação discutidas há muito tempo também estão entrando em vigor

Rússia aprova importações de aves sem a cobrança de tarifas

As medidas de importação de frango sem tarifas são aplicadas para estabilizar a situação de preços no mercado doméstico, explicou o governo.

A cota de 160.000 toneladas é comparável ao volume que a Rússia importou nos anos anteriores, disse Denis Ternovsky, pesquisador sênior do Centro de Política Agrícola do Instituto Ranera, à publicação local Agroinvestor.

No entanto, nos anos anteriores, as importações vinham principalmente da Bielorrússia, que desfruta dos benefícios do espaço aduaneiro comum com a Rússia como parte da União Econômica da Eurásia. Graças à nova cota, as importações de aves para a Rússia de outros países podem triplicar em 2024 em comparação com os anos anteriores, afirmou Ternovsky, sem fornecer números concretos.

Os preços das aves na Rússia estão atualmente anormais, disse Ternovsky. Se a taxa anual de inflação for levada em consideração, os preços atuais são os mais altos desde 2014, ano em que o governo russo impôs um embargo alimentar proibindo as importações da União Europeia.

Os custos estão aumentando em todos os setores A gripe aviária e a baixa margem de lucro nos negócios são as principais razões para a turbulência de preços no mercado de aves da Rússia neste ano, relatou a Rosptitsesoyuz, uma união avícola russa, em comunicado em suas redes sociais.

Os avicultores russos estão com falta de dinheiro devido ao aumento nos custos operacionais, disse a Rosptitsesoyuz. Nos últimos anos, os agricultores têm se abstido de investir em novas capacidades. Agora, antigas operações estão sendo desativadas, e não há oportunidades para substituí-las.

Em 2023, os avicultores russos viram os custos de mão de obra e os associados à manutenção de equipamentos aumentarem de 25 a 30% em comparação com o ano anterior. O custo de vacinas e produtos farmacêuticos aumentou de 15 a 25%, e a embalagem de 8 a 25%, calculou a Rosptitsesoyuz.

Como resultado, em outubro de 2023, uma embalagem de ovos custou aos clientes russos um quarto a mais do que no mesmo período do ano anterior. Um frango acrescentou quase 50% no preço, admitiu a Rosptitsesoyuz.

Em 2023, a produção de aves na Rússia deverá permanecer no mesmo nível do ano anterior, disse a organização.

Os empréstimos facilitados estão de volta Para lidar com a situação dos avicultores, o governo russo divulgou planos de tornar a indústria elegível para uma nova rodada de empréstimos facilitados com taxa de juros subsidiada por até 8 anos.

Os empréstimos facilitados foram a principal ferramenta de desenvolvimento da indústria nos primeiros anos do embargo alimentar, mas o programa foi gradualmente reduzido à medida que o país alcançou as metas da doutrina nacional de segurança alimentar.