Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima

Alerta: episódio de calor extremo impactará vários estados do Centro-Sul na metade do mês

Uma massa de ar muito quente está prevista para trazer temperaturas significativamente acima dos padrões usuais para esta época do ano no Centro-Sul do Brasil

Alerta: episódio de calor extremo impactará vários estados do Centro-Sul na metade do mês


Está previsto o surgimento do primeiro episódio de calor muito intenso, de abrangência mais ampla, no Centro-Sul do Brasil. Segundo projeções da MetSul Meteorologia, no meio deste mês, uma massa de ar muito quente se deslocará para os estados do Centro-Sul, elevando as temperaturas a níveis bastante altos, inclusive ao redor ou acima dos 40ºC. Embora o Rio Grande do Sul tenha experimentado um breve episódio de calor intenso no início do mês, este próximo evento afetará uma área muito maior do território brasileiro, englobando diversos estados.

Essa ampla massa de ar quente alcançará os estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste, resultando em temperaturas muito acima da média histórica para dezembro. A maior discrepância em relação às médias históricas provavelmente ocorrerá no Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, onde normalmente os dias mais quentes ocorrem no final do inverno e durante a primavera, este episódio de calor intenso é menos comum no trimestre de verão (dezembro a fevereiro) devido à presença regular de chuvas e umidade.

Apesar disso, é esperado que, entre o final desta semana e o início da próxima, as temperaturas atinjam níveis muito elevados no Centro-Oeste, especialmente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Máximas em torno dos 40ºC, geralmente mais associadas aos períodos mais quentes da primavera do que a dezembro, podem ser observadas nestes estados. Ainda, o interior de São Paulo também pode experimentar um calor mais intenso do que o usual para dezembro.

A massa de ar quente que se instalará sobre o Norte da Argentina e Paraguai também se expandirá para o Centro-Oeste e Sul do Brasil. Espera-se que o Norte da Argentina e áreas próximas à Cordilheira dos Andes, no Oeste do país, registrem temperaturas acima dos 40ºC. No Rio Grande do Sul, as temperaturas se elevarão consideravelmente na segunda metade da semana, especialmente a partir de sexta-feira. A sexta-feira e o próximo fim de semana devem ser marcados por temperaturas muito altas no estado gaúcho, com noites quentes e tardes excessivamente quentes.

Muitas cidades do Rio Grande do Sul podem atingir máximas entre 35ºC e 40ºC no final da semana e durante o próximo fim de semana, com a possibilidade de registros localizados ao redor ou acima dos 40ºC. A região metropolitana de Porto Alegre e os vales podem alcançar marcas de 37ºC a 39ºC em vários municípios, com máximas localmente superiores. Até mesmo áreas serranas, com maior altitude, devem enfrentar calor excessivo no próximo fim de semana, com temperaturas que podem ultrapassar os 35ºC em algumas cidades da Serra Gaúcha.