Aproximadamente 30.000 patos foram abatidos após um surto de gripe aviária em uma granja no oeste da Alemanha, informaram as autoridades na quinta-feira.
A doença foi confirmada em uma granja na região de Guetersloh, conforme comunicado do Ministério da Agricultura do estado da Renânia do Norte-Vestfália.
A influenza aviária altamente patogênica, comumente conhecida como gripe aviária, tem levado ao abate de centenas de milhões de aves nos últimos anos. A doença geralmente atinge a Europa durante o outono e o inverno, com a infecção frequentemente sendo disseminada por aves selvagens.
- 📱Quer receber notícias no seu celular? Entre para nossas listas de transmissão do WhatsApp!
Recentemente, a gripe aviária foi detectada em granjas de países como França, Polônia, Países Baixos e Bélgica. Vários outros casos também foram relatados na Alemanha nas últimas semanas.
A França ordenou que uma terceira dose de vacina contra a gripe aviária fosse administrada a patos em áreas mais vulneráveis, citando “novas evidências científicas” para evitar um aumento nos surtos.
A França também elevou o nível de risco para a gripe aviária de ‘moderado’ para ‘alto’ após a detecção de novos casos da doença, forçando granjas avícolas a manter as aves dentro de casa para conter a propagação do vírus altamente contagioso.