Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AGRONEGÓCIO

Conab realiza atualização abrangente dos custos de produção em 2023: 79 painéis em 11 estados

Produtores e outros agentes que integram a cadeia produtiva das culturas analisadas participaram ativamente desses encontros

Conab realiza atualização abrangente dos custos de produção em 2023: 79 painéis em 11 estados

Durante o ano de 2023, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) conduziu 79 painéis visando à atualização dos custos de produção. Estas reuniões abrangeram 11 estados brasileiros e contemplaram uma diversidade de empreendimentos, incluindo empresas familiares e da sociobiodiversidade. Produtores e outros agentes que integram a cadeia produtiva das culturas analisadas participaram ativamente desses encontros.

Ao longo do ano, os técnicos da Conab coletaram dados relacionados a coeficientes técnicos, preços de fertilizantes, defensivos, mão de obra, máquinas, entre outros, para uma variedade de culturas, como abacaxi, açaí, alho, andiroba, arroz, babaçu, banana, banana prata, batata inglesa, borracha, buriti, cacau, café, cana-de-açúcar, cará, castanha de caju, castanha-do-brasil, casulo de seda, feijão, inhame, juçara, laranja, leite, macaúba, mandioca, mangaba, milho, murumuru, pequi, pinhão, soja, sorgo, tomate, trigo e uva. Essas informações são cruciais para a definição dos parâmetros, atividades e insumos modais utilizados para estabelecer os custos de produção relativos a esses produtos.

Além dos painéis mencionados, a Conab também empenhou-se em atualizar os valores pagos pelos produtores nos insumos de diversos cultivos. Mais de 700 custos foram revisados, incluindo cotações de fertilizantes, mudas, sementes, entre outros, em colaboração com revendas locais.

O custo de produção, que abarca os valores de todos os recursos – insumos e serviços – empregados no processo produtivo de uma atividade agropecuária, é uma ferramenta vital. Este levantamento proporciona diversos benefícios, como o mapeamento da eficiência produtiva da região, a identificação dos níveis tecnológicos aplicados na agricultura local, auxílio no controle e gestão de empreendimentos rurais, criação de oportunidades de investimentos para o setor e embasamento do volume de financiamento destinado aos produtores, entre outros.

Essas informações geradas são cruciais para as tomadas de decisões pelos produtores rurais, bem como para a formulação de estratégias pelo setor público e privado. Além disso, os dados são utilizados pelo Governo Federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos e no cálculo dos preços de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

Fonte: Conab.