A Mitsubishi Corporation anunciou um investimento significativo de mais de 100 bilhões de ienes (cerca de 600 milhões de euros) para criar uma das maiores fábricas de produção de hidrogênio verde do mundo nos Países Baixos. O projeto, realizado em parceria com a Eneco, busca revolucionar a produção de hidrogênio, utilizando fontes de energia renovável e tecnologia avançada. A joint venture, chamada Eneco Diamond Hydrogen, liderará a produção, aproveitando um parque eólico offshore para garantir uma fonte sustentável de energia. A Mitsubishi visa aprimorar seu know-how em comercialização, com foco na produção e fornecimento na Europa, para impulsionar a expansão global do hidrogênio verde.
O hidrogênio produzido será distribuído por meio da rede de vendas de eletricidade a retalho da Eneco, alcançando empresas transformadoras e de energia em toda a Europa através de condutas. O início da construção da fábrica está previsto para 2026, com a produção de hidrogênio planejada para 2029. A capacidade anual prevista de 80.000 toneladas é quase 30 vezes superior à maior instalação atualmente existente em nível mundial.
A produção em massa na fábrica da Mitsubishi, juntamente com o uso de fontes de energia renováveis, tem como objetivo reduzir os custos da produção de hidrogênio verde, que atualmente varia entre três e oito euros por quilograma. Essa iniciativa da Mitsubishi se torna crucial à medida que a União Europeia busca aumentar sua capacidade anual de hidrogênio verde para 10 milhões de toneladas até 2030, impulsionando o papel da fábrica no cenário global de energia verde.