Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

INTERNACIONAL

Aumento na produção de frangos no Irã eleva preços, enquanto consumo de carne vermelha diminui

Aumento na produção de frangos no Irã eleva preços, enquanto consumo de carne vermelha diminui

A produção de frangos no Irã está se recuperando após as turbulências do ano passado, quando as cifras de produção despencaram devido a uma crise no mercado de ração. Os avicultores entregaram 191.939 toneladas de aves para os abatedouros em novembro de 2023, um aumento de quase 30% em comparação com o ano anterior, indicou o Centro Estatístico Iraniano.

Enquanto isso, o consumo de carne vermelha diminuiu. Conforme calculado pelo Centro Estatístico, em novembro de 2023, a produção de carne bovina e vitela totalizou apenas 19.423 toneladas, uma queda de 52% em comparação com o mês anterior.

No final de 2023, o preço médio do frango no Irã quase atingiu 100.000 toman (US$2,8) por quilo, informou a agência de notícias local Mehr, citando estatísticas oficiais. Isso representa um aumento substancial em comparação com os 73.000 toman (US$1,7) por quilo de frango relatados no meio do ano.

Crescimento injustificado

Ali Ebrahimi, CEO da União Iraniana de Produtores de Carne e Aves, chamou o aumento de preço dos meses anteriores de “injustificado”, pois foi oposto à dinâmica de produção.

A indústria avícola iraniana não enfrentou grandes surtos de doenças aviárias, e “mesmo se alguns abates aconteceram, não foram substanciais o suficiente” para se refletir nos preços, enfatizou Ebrahimi, culpando os vendedores pelo aumento de preços e destacando que os agricultores são “responsáveis por entregar aves aos abatedouros. O que acontece depois não é da nossa conta”.

Menor peso

Pelo menos em algumas granjas avícolas no Irã, as aves estão ganhando menos peso do que antes devido a problemas no fornecimento de ração, revelou Hossein Fatemi, ex-presidente da União Nacional da Indústria Avícola. Ele estimou que o peso do frango abatido varia entre 1,8 kg e 2,5 kg, em comparação com 2,5 kg a 3 kg nos anos anteriores.

No final do ano, a escassez de insumos para ração no Irã se intensificou, devido a um fator sazonal, disse Fatemi, acrescentando que os comerciantes esperam preços mais altos a partir do Ano Novo e se abstêm de vender seus estoques.

Plano de desenvolvimento

Nos últimos anos, as autoridades iranianas estabeleceram metas ambiciosas para a indústria avícola doméstica. No entanto, a indústria requer um programa de desenvolvimento abrangente que seja “escrito”, disse Fatemi.

Um plano de desenvolvimento da indústria é necessário para proteger o setor das turbulências no mercado de ração em primeiro lugar. Fatemi presumiu que isso ajudaria significativamente a conter um aumento adicional nos preços.