Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AGRONEGÓCIO

Plataforma AgroBrasil+Sustentável é apresentada a ministérios e instituições do setor produtivo

Plataforma AgroBrasil+Sustentável é apresentada a ministérios e instituições do setor produtivo

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) reuniu representantes de quatro ministérios e presidentes de associações relacionadas aos setores agropecuários afetados pela Lei Antidesmatamento da União Europeia (UE) para discutir soluções para o setor agroexportador brasileiro. Durante os encontros, foi apresentada a Plataforma AgroBrasil+Sustentável, uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que visa disponibilizar informações organizadas, rastreáveis e confiáveis sobre a produção agrícola sustentável.

Elaborada pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Mapa, a Plataforma AgroBrasil+Sustentável será uma ferramenta digital governamental voluntária, universal e gratuita. Prevê-se que os primeiros módulos estejam disponíveis em julho deste ano, contribuindo com a transparência dos processos produtivos e a redução de riscos e custos em toda a cadeia de valor.

  • Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui com desconto especial. O primeiro lote encerra em 30 de janeiro, não perca!

Nos dois dias de encontros, a secretária da SDI, Renata Miranda, destacou a importância estratégica da Plataforma para o país e para a inserção dos produtos brasileiros nos mercados internacionais. A plataforma visa oferecer acesso a serviços de habilitação a políticas públicas e mercados internacionais, garantindo transparência, credibilidade e rastreabilidade da produção agropecuária.

O primeiro dia de reunião, presidido pelo embaixador e diretor de Política Comercial do MRE, Fernando Meirelles, contou com a participação de gestores e técnicos de diversas instituições ligadas ao setor. No segundo dia, o encontro foi com gestores e técnicos dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, da Câmara de Comércio Exterior.