Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SANIDADE

Tocantins inicia monitoramento para verificar ausência de Influenza Aviária e doença de Newcastle no Estado

Tocantins inicia monitoramento para verificar ausência de Influenza Aviária e doença de Newcastle no Estado

Nesta segunda-feira, 22, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), deu início ao monitoramento da Influenza Aviária (IA) e da Doença de Newcastle (DNC) na avicultura comercial e de subsistência para o período de 2023/2024. Essa ação envolverá equipes que visitarão granjas comerciais e propriedades rurais nos municípios designados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), seguindo a rota Brasil-Central de aves migratórias, e se estenderá até junho deste ano. O principal objetivo é verificar a ausência viral, e em casos suspeitos, realizar uma investigação rápida e efetuar a erradicação.

O procedimento inclui a coleta de swab da traqueia e cloaca das aves, juntamente com a retirada de sangue para obtenção de soro. Todo o material coletado será encaminhado ao laboratório oficial, com o resultado diagnóstico esperado dentro de 96 horas. Mariana Teles, responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec (PESA), destaca a importância desse monitoramento como uma ferramenta essencial de prevenção, sendo este o segundo ano consecutivo da ação.

  • Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui com desconto especial. O primeiro lote encerra em 30 de janeiro, não perca!

O Tocantins é reconhecido como área livre dessas doenças e segue o Plano de Vigilância do Mapa. Esse plano visa, entre outros objetivos, a detecção precoce nas populações de aves domésticas e silvestres, a demonstração da ausência na avicultura industrial e o monitoramento das ocorrências de cepas virais da IA para embasar estratégias de saúde pública e saúde animal.

Para prevenção, os produtores rurais são aconselhados a adquirir aves somente de casas agropecuárias licenciadas, que adquirem de empresas que fornecem boletins sanitários afirmando que os animais foram vacinados e estão em perfeitas condições de saúde.

Em caso de qualquer suspeita da doença, os produtores podem entrar em contato com uma unidade da Adapec em qualquer um dos 139 municípios do Estado ou pelo telefone 0800 063 1122.