Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Terras

Faep aciona justiça contra demarcações de Terras Indígenas no Oeste do Paraná

Faep aciona justiça contra demarcações de Terras Indígenas no Oeste do Paraná

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) ingressou com ação judicial contra a continuidade das demarcações de terras indígenas na região de Guaíra, no Oeste do Paraná. A Faep solicitou ser incluída como “Amicus Curiae” (parte interessada com informações relevantes) e interpôs um agravo, questionando a competência do Supremo Tribunal Federal (STF) para apreciar o pedido de demarcação feito pelas comunidades indígenas Avá-Guarani.

A decisão monocrática do ministro Edson Fachin suspendeu a ação relacionada à demarcação da “Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira” na região de Guaíra. A Faep argumenta que essa decisão coloca em risco a segurança jurídica das propriedades privadas incluídas na demarcação e afeta a estabilidade social da região.

O procedimento de demarcação abrange uma área de 24 mil hectares nos municípios de Terra Roxa, Guaíra e Altônia, impactando dezenas de famílias e interferindo na produção agropecuária local. O Paraná é um dos principais produtores nacionais de diversos produtos agrícolas, e a demarcação pode ter consequências significativas para o setor.

A Faep também questiona a competência do STF para apreciar a ação, argumentando que as questões relacionadas à construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e eventuais conflitos fundiários entre indígenas e produtores são distintas. A entidade busca assegurar o reconhecimento da ausência de competência do STF nesse caso específico.