A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) participaram de uma importante agenda na Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O encontro, que contou com a presença do secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, e representantes das duas associações, teve como objetivo discutir e planejar ações para o setor suinícola.
Durante a reunião, a diretora Técnica da ABCS, Charli Ludtke, apresentou os resultados da quinta e última etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas, ressaltando a importância de manter o plano de erradicação da doença para tornar o Brasil livre de PSC em todo o seu território.
Entre os principais pontos discutidos, o secretário enfatizou que as normas para Granjas de Reprodutores Suínos Certificadas (GRSC) e Centros de Coleta e Processamento de Sêmen de Suíno (CCPS) estão em fase final de elaboração e têm previsão para serem publicadas em breve. A audiência também teve como objetivo priorizar temas para agilizar a publicação de novas normas para fábricas de ração, GRSC e Centrais de Sêmen.
Além disso, as entidades reforçaram a importância da Estação Quarentenária de Cananéia (EQC), estabelecendo uma parceria público-privada com o MAPA desde 2015. Durante a reunião, o secretário ressaltou a relevância dessa parceria e manifestou interesse em visitar a EQC acompanhado pelos participantes do acordo ainda no primeiro semestre deste ano.
Para manter o diálogo e o alinhamento de ações entre as entidades e o MAPA, a ABCS e a ABEGS também se reuniram com o diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA, Eduardo de Azevedo, e equipe, durante a tarde. Na ocasião, foram discutidas questões como a ampliação das exportações de reprodutores suínos, a manutenção da parceria na EQC, a publicação de atos normativos e estratégias para avançar na Zona Livre de Peste Suína Clássica.
Nevton Brun, 1º Secretário da ABEGS, ressaltou a importância das agendas conjuntas com a ABCS para debater as prioridades do setor junto ao MAPA, destacando a necessidade de estreitar os laços com o Ministério para o bom desenvolvimento das atividades do setor.