O Ministério da Agricultura anunciou que 16 Estados brasileiros e o Distrito Federal foram reconhecidos como áreas livres de febre aftosa sem a necessidade de vacinação.
A medida, que entra em vigor no dia 2 de maio, engloba os Estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
A portaria emitida pelo Ministério também estabelece a proibição do armazenamento, comercialização e utilização das vacinas contra a febre aftosa nesses estados e no DF. Além disso, a norma impõe restrições à movimentação de animais e produtos derivados destas regiões para as demais áreas do país que realizam a vacinação contra a doença.
A pasta esclareceu que a proibição do trânsito de animais entre essas áreas permanecerá até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) conceda o reconhecimento internacional do status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação a todas as unidades federativas.