O cooperativismo brasileiro é referência quando se fala em geração de trabalho e renda. O movimento reúne mais de 17 milhões de cooperados que geram 500 mil empregos diretos e movimentam cerca de 20% do PIB. “É uma força tremenda que precisa ser enaltecida, reconhecida e cada vez mais percebida pela sociedade. Temos muito a crescer ainda, mas, para isso, essa percepção precisa realmente ser mais efetiva”, afirma o presidente Márcio Lopes de Freitas.
Números consolidados – E, para gerar números cada vez mais consolidados e atuais, o Sistema OCB coleta, anualmente, dados fornecidos pelas cooperativas por meio da plataforma Sou.Coop. As informações são utilizadas na elaboração do Anuário do Cooperativismo e também para mapear os desafios e avanços do movimento, bem como para o desenvolvimento de ações que contribuam para alavancar os serviços e produtos ofertados pelas cooperativas.
Participação voluntária – A participação é voluntária, mas é muito importante que as cooperativas contribuam com a inserção das informações na plataforma. Por isso, o prazo para coleta de dados foi prorrogado até 10 de junho. Para isso, basta registrar a cooperativa no sistema e atualizar o cadastro. As informações são sigilosas e tratadas apenas de forma coletiva.
Acesso – Além disso, com o cadastro atualizado, as cooperativas têm acesso a todos os produtos e serviços oferecidos pelo Sistema OCB como capacitações, eventos, premiações, manuais, oportunidades de negócios e programas de aperfeiçoamento. Estas vantagens são oferecidas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). (Sistema OCB)
Não esqueça! Acesse Sou.Coop e colabore.