Na programação do 48º Dia Estadual do Porco, que será realizado no dia 26 de julho, em Charrua (RS), temas como o consumo de carne suína e representatividade feminina na suinocultura ganharão destaque.
O evento, que já tem como palestrantes confirmados o consultor da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Iuri Pinheiro Machado e da agricultora, presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque e coordenadora da Comissão Estadual das Mulheres do Agro da Farsul, Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, deve mobilizar mais de mil pessoas, entre suinocultores e profissionais do setor.
O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Luis Folador, destaca que além de inovar na data, a 48º edição do evento mais tradicional do setor, debaterá temas inéditos.
“Através do Iuri, vamos destacar o trabalho de marketing desenvolvido pela ABCS para aumentar o consumo de carne suína no país, já com a Teodora, teremos a primeira palestrante mulher, de toda a história de nosso evento, que ressaltará a importância do papel feminino dentro da gestão das propriedade rurais”, ressalta Folador.
A comissão organizadora do município anfitrião, também está preparando outras novidades, que devem surpreender o público que marcar presença nas programações.
Conheça os palestrantes
Palestra: “Crescimento do consumo de carne suína no Brasil: Qual o papel do produtor nesta conquista?”
Palestrante: Iuri Pinheiro Machado
Médico veterinário, mestre em ciências veterinárias, consultor da ABCS, e ex-Presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA.
Palestra: “Uma Pauta Propositiva para as Mulheres do Agro”
Palestrante: Teodora Berta Souilljee Lutkemeyer, Coordenadora da Comissão das Mulheres do Agro da FARSUL e Presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque.
Alteração de data
No início deste ano, a diretoria da ACSURS, realizadora do evento, definiu de forma unânime pela alteração da data do tradicional evento.
A motivação foi baseada por conta dos diversos eventos que aconteciam no mesmo período do Dia Estadual do Porco e dispersavam o público alvo do evento.
Com as programações antecipadas para o dia 26 de julho, o Dia Estadual do Porco coincidirá com a semana do Dia Nacional do Suinocultor, comemorado no dia 24 de julho.
O horário do evento é das 7h30 às 12 horas, no Ginásio Poliesportivo Municipal de Charrua. O almoço será no Salão Paroquial (ao lado da Igreja Matriz).
Sobre Charrua
Situado na região noroeste do Rio Grande do Sul, o município anfitrião da 48ª edição, aparece entre as quatro regiões mais bem posicionadas no ranking de produção de suínos para abate.