De acordo com levantamentos realizados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços dos ovos comerciais sofreram quedas significativas em abril devido à redução na demanda.
Isso resultou em um decréscimo no poder de compra dos avicultores paulistas em relação aos principais insumos da atividade, que são o milho e o farelo de soja, comparado ao mês anterior. Entretanto, um cenário mais positivo é observado ao comparar com abril de 2023, quando os insumos apresentaram desvalorização mais acentuada que os ovos.
Ademais, os recentes eventos climáticos no Rio Grande do Sul também afetaram o mercado de ovos. Colaboradores do Cepea reportam que as fortes chuvas têm prejudicado as negociações de ovos na região.
Com várias rodovias e pontes inacessíveis, o transporte de ovos para atender a demanda local e em outras áreas do estado está comprometido. Os produtores enfrentam ainda dificuldades para adquirir embalagens, caixas e rações, essenciais para a manutenção de suas atividades.