A União Europeia assinará um contrato na terça-feira para garantir mais de 40 milhões de doses de uma vacina preventiva contra a Influenza Aviária, destinadas a 15 países. As primeiras remessas serão enviadas à Finlândia, conforme informado por autoridades da UE na segunda-feira.
O acordo assegura até 665.000 doses do fabricante de vacinas CSL Seqirus e inclui a opção de adquirir mais 40 milhões de vacinas ao longo de quatro anos. A compra das vacinas será realizada em conjunto pelo braço de saúde de emergência da Comissão Europeia, HERA, e por 15 países da UE e do Espaço Econômico Europeu (EEE).
As vacinas serão destinadas às pessoas mais expostas ao vírus, como trabalhadores de granjas avícolas e veterinários. Os Estados Unidos, o Canadá e a Grã-Bretanha também estão em processo de garantir doses preventivas de vacina.
“Quando se trata da gripe aviária, estamos monitorando contínua e ativamente a situação… e amanhã, com nossos Estados Membros, estamos garantindo o acesso a mais de 40 milhões de doses de vacina contra a gripe aviária para proteger os mais expostos. As entregas aos países que têm necessidades imediatas já estão a caminho”, disse à Reuters a comissária de saúde da UE, Stella Kyriakides.
O vírus H5N1 se espalhou pela maioria dos estados dos EUA, afetando principalmente aves, e nos últimos meses, mais de 80 fazendas de gado leiteiro. Até o momento, não foram confirmadas transferências entre humanos, embora três pessoas nos EUA tenham sido infectadas após exposição a gado infectado desde 1º de abril. Não há casos ativos em humanos ou em gado na UE até o início de junho, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).
“A transmissão para humanos continua sendo um evento raro e nenhuma transmissão sustentada entre humanos foi observada até o momento”, afirmou o ECDC em um relatório semanal de 1 a 7 de junho. “O risco de transmissão de influenza zoonótica para o público em geral nos países da UE/EEE é considerado baixo.”
A Comissão Europeia, por meio da HERA, já garantiu 111 milhões de doses de vacinas contra a gripe pandêmica da GSK e da Seqirus, que podem ser adaptadas a qualquer cepa de gripe predominante.