A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira que um caso de infecção humana pelo vírus da Influenza Aviária H9N2 foi detectado em uma criança de quatro anos no estado de Bengala Ocidental, no leste da Índia.
O paciente foi internado na unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital local em fevereiro devido a problemas respiratórios graves, febre alta e cólicas abdominais. A criança recebeu alta três meses depois, após diagnóstico e tratamento, conforme relatado pela OMS.
O paciente teve exposição a aves em casa e ao seu redor, e não houve relato de sintomas respiratórios entre familiares e outros contatos próximos. Informações sobre o estado de vacinação e detalhes do tratamento antiviral não estavam disponíveis no momento do relatório.
Este é o segundo caso humano de infecção pelo vírus H9N2 na Índia, sendo o primeiro registrado em 2019. Embora o vírus H9N2 normalmente cause doenças leves, a OMS alertou que mais casos humanos esporádicos podem ocorrer, uma vez que este é um dos vírus da gripe aviária mais prevalentes em aves de capoeira em diferentes regiões.
Até o momento, o Ministério da Saúde indiano não se pronunciou sobre o caso.