O empresário Roberto Kaefer, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), participou de uma agenda na China com o objetivo de articular novos negócios no mercado chinês. Ele esteve presente na Sial China, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da Ásia, que acontece há mais de 20 anos. Durante sua estadia em Shangai, Kaefer também acompanhou a delegação brasileira em uma reunião estratégica com autoridades chinesas.
Mais de 50 empresas brasileiras participaram da Sial China, que contou com mais de 6 mil expositores e cerca de 200 mil visitantes de todo o mundo. Kaefer destacou a importância desses eventos para apresentar os produtos brasileiros ao mercado internacional.
O mercado chinês é o principal comprador dos produtos do agronegócio brasileiro, respondendo por 35,86% das exportações de avicultura. Kaefer também acompanhou a missão oficial do governo brasileiro em Pequim, onde foram discutidas as demandas de consumo do país asiático e as perspectivas futuras para as exportações brasileiras, especialmente no setor de proteína animal.
A iniciativa do governo brasileiro visa expandir o comércio com a Ásia, em especial a China. Durante as reuniões, foram discutidos os custos de produção em cada país, com destaque para a competitividade do Brasil nos setores de avicultura e suinocultura. Ricardo Santin, presidente da ABPA, destacou a força dos segmentos produtivos brasileiros, ressaltando a parceria com o Sindiavipar, que representa o maior volume produtivo no setor.