Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Influenza Aviária em gado nos EUA: subestimação do risco, ameaça saúde pública

Influenza Aviária em gado nos EUA: subestimação do risco, ameaça saúde pública

Nos Estados Unidos, a Influenza aviária tem se espalhado para o gado leiteiro, e o problema é mais sério do que as autoridades inicialmente pensavam. Apesar dos números oficiais advertirem que o vírus foi encontrado em 190 rebanhos de vacas em 13 estados desde março, especialistas acreditam que este número é muito maior.

O que está acontecendo? Muitos produtores rurais estão evitando testar seus rebanhos por medo das consequências econômicas. Se o teste for positivo, eles podem ser proibidos de vender leite e gado por um tempo, causando um enorme prejuízo financeiro. Em virtude disso, muitos optaram em não fazer os testes, o que significa que o número real de infecções pode estar sendo subestimado.

Diante desse panorama, o governo dos EUA vem incentivando os testes em sanidade e oferecendo uma indenização financeira para os produtores, contudo, a procura por esse pagamento tem sido baixa. Existe, também, uma desconfiança de alguns avicultores em relação às autoridades governamentais e às informações sobre os riscos da Influenza aviária. Já em estados como Colorado e Michigan (EUA), as medidas para conter o vírus foram mais criteriosas.

Em suma, se os profissionais dessa área não realizarem os testes, não encontram o problema, porém ele irá continuar existindo e ignorar a situação pode causar uma gravidade tanto para a saúde das pessoas quanto para a economia agrícola do país.