Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

TBT Agrimidia: O surgimento da mecanização e evolução do manejo na avicultura brasileira

TBT Agrimidia: O surgimento da mecanização e evolução do manejo na avicultura brasileira

Este conteúdo faz parte da série #TBT Agrimidia e foi retirado da edição de 1974 da Avicultura Industrial. Ele destaca o início da mecanização na avicultura brasileira, que surgiu como uma necessidade diante da crescente falta de mão-de-obra rural e da busca pela redução de custos de produção.

Há pouco mais de uma década (o ano era 1974 quando isso foi publicado), a avicultura no Brasil passou a ser vista como uma atividade verdadeiramente industrial. No entanto, antes disso, já mostrava grande potencial econômico e relevância. Como em qualquer setor produtivo, a obtenção de lucros dependia da racionalização dos custos, e a mecanização tornou-se uma necessidade imperativa na avicultura. Esse processo foi acelerado pela crescente escassez de mão de obra, causada pela migração de trabalhadores rurais para as grandes cidades.

Com a falta de empresas especializadas no setor, muitos avicultores enfrentaram o desafio de improvisar ou construir seus próprios equipamentos mecânicos, baseando-se nos avanços tecnológicos de países onde a avicultura já estava mais desenvolvida.

Foi nesse contexto que surgiu a Imavi – Instalações e Máquinas para Avicultura. Henricus Antonius Ten Buuren, mais conhecido como Hening, diretor-proprietário da empresa, era um dos cooperados da Holambra, uma cidade cooperativista em Jaguariúna-SP, formada por imigrantes holandeses e dedicada à produção agropecuária.

Como avicultor, Hening também enfrentava a falta de mão de obra e, buscando reduzir seus custos operacionais, montou uma pequena oficina onde projetou e construiu o primeiro comedouro automático de corrente. Após ser testado e aprovado, esse equipamento foi instalado em todos os seus aviários, tornando-se o primeiro comedouro automático fabricado no Brasil.